segunda-feira, 31 de agosto de 2009

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Filme :Nascidos em bordéis

O filme Nascidos em Bordéis nos mostra uma realidade de uma Índia que não aparece nas telas da televisão, a vida que aquelas crianças levavam ,no meio daquela miséria , foi transformada através da arte de fotografar , a professora fotógrafa levou aquelas crianças a olharem através das fotos tiradas por elas mesmas, o seu mundo de maneira artística. Comtemplar as fotos , ver o melhor ângulo, fotografar o seu cotidiano e depois editar as fotos vez com que as crianças daquele bairro tão marginalizado, pudessem acreditar que podiam aprender algo que lhes desse satisfação em fazer e também sonhar com um futuro que não fosse o mesmo que seus pais e avós.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Portfólio

Estamos sempre falando ou discutindo como melhorar ou inovar o processo avaliativo existente,sempre aparece alguém, que geralmente não temvínculo com a educação para opinar sobre os métodos de avaliação de nossos alunos.
Li os textos de apoio e pude conhecer esta metodologia de avaliação que é o portfólio.
Pelo que pude entender, o portfólio é uma maneira de avaliar a eficácia do ensino ou da disciplina e de acompanhar o desempenho dos alunos. Para isso, deve existir uma reflexão crítica por parte dos professores e equipe de apoio escolar sobre a prática pedagógica e a filosofia de ensino.
O uso do portfólio requer mudanças na concepção da avaliação ,nos espaços de formação de professores, nas escolas e comunidade escolar,pois o professor deixa de ser o examinador e o aluno o examinado, isto é , docente e aprendiz atuam em parceria sem que a atividade proposta perca a sua importância no processo avaliativo.
O portfólio possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico, de articular e solucionar problemas complexos, de trabalhar colaborativamente, de conduzir pesquisas, de desenvolver projetos e de o aluno formular os seus próprios objetivos para a aprendizagem.( Murphu)
Existem dois tipos de portfólio, o particular ou profissional e o de aprendizagem e processo.Este último, é o que nós, estudantes de artes estamos elaborando em formato de blog.
Essa metodologia requer que tenhamos um espírito investigativo, reflexivo e questionador.Para a elaboração de um portfólio considero importante, a disponibilidade de tempo para leitura e construção da escrita para expressar as idéias e aprendizagens que norteiam este método avaliativo.

domingo, 2 de agosto de 2009

Ser professor no contexto atual

Depois de assistir o vídeo da professora Maria Helena que fala sobre : Ser professor no contexto atual , destaquei cinco pensamentos dos filósofos e pensadores que ela destacou no vídeo.

" As crianças não estão sendo preparadas para a vida num momento e em outro vivendo."
John Dewey

A aprendizagem de nossos alunos não está divididos em dois momentos que é o aprender e o viver, estas duas questões fazem parte de um só contexto e como educadores devemos respeitar os saberes e as experiências vividas por nossos educandos , levando estes conhecimentos para a nossa prática pedagógica.

"O aprendizado é construído pelo aluno."
Jean Piaget

Levando-se em consideração a bagagem de conhecimentos que o educando carrega através da aprendizagem da influência do meio em que ele está inserido, o professor tem a função de estimular estes conhecimentos e não repassá-los diretamente para os alunos , mas sim criar situações para que eles possam contruir a sua aprendizagem.

"Quanto maior for o aprendizado, maior será o desenvolvimento."
Lev Vigotsky

O caminho da aprendizagem dos alunos passa por outro sujeito que pode ser o professor. O preofessor repassa a aprendizagem para os seus educandos e estes por sua vez vão acrescentando estes conhecimentos aos seus, sendo assim será maior o seu desenvolvimento na área cognitiva.

" A leitura do mundo precede a leitura da palavra."
Paulo Freire

Para Freire o professor deve repensar sobre a educação e sua prática pedagógica, tentando buscar a superação da consciência ingênua para consciência reflexiva e através deste pensamento buscar uma formação continuada após o curso de licenciatura.

" O currículo é fragmentado e a vida não "
Edgar Morin

Se o currículo não fosse tão dividido , nossos alunos teriam maior facilidade em aprender os conteúdosa propostos por seus professores.Quando os conteúdos fazem parte de um só contexto a aprendizagem se torna mais agradável e de fácil entendimento.


Os professores devem ser cada vez mais qualificados e precisam estar próximos de seus alunos , precisam saber ouvi-los e entender suas experiências de aprendizagens vividas no seu cotidiano. Precisam buscar uma aprendizagem que não seja fragmentada, mas sim prazeiroza ,pensando no aluno a partir do próprio aluno e não a partir de si mesmo ,questionando-se: o que é que estou ensinando? ou será que meu aluno vai aprender este conteúdo da mesma maneira que eu aprendi?
Os educadores no contexto atual devem construir uma prática pedagógica que reflita sobre as falas,pensamentos e saberes de seus alunos levando em consideração a motivação dos mesmos para que estes possam ter um conhecimento significativo.

Mais pinturas em 3D






Julian Beever

Pinturas em 3D

A maior pintura feita numa rua.

Minha família




Aprendiz

" Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz."