segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Portfólio

Estamos sempre falando ou discutindo como melhorar ou inovar o processo avaliativo existente,sempre aparece alguém, que geralmente não temvínculo com a educação para opinar sobre os métodos de avaliação de nossos alunos.
Li os textos de apoio e pude conhecer esta metodologia de avaliação que é o portfólio.
Pelo que pude entender, o portfólio é uma maneira de avaliar a eficácia do ensino ou da disciplina e de acompanhar o desempenho dos alunos. Para isso, deve existir uma reflexão crítica por parte dos professores e equipe de apoio escolar sobre a prática pedagógica e a filosofia de ensino.
O uso do portfólio requer mudanças na concepção da avaliação ,nos espaços de formação de professores, nas escolas e comunidade escolar,pois o professor deixa de ser o examinador e o aluno o examinado, isto é , docente e aprendiz atuam em parceria sem que a atividade proposta perca a sua importância no processo avaliativo.
O portfólio possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico, de articular e solucionar problemas complexos, de trabalhar colaborativamente, de conduzir pesquisas, de desenvolver projetos e de o aluno formular os seus próprios objetivos para a aprendizagem.( Murphu)
Existem dois tipos de portfólio, o particular ou profissional e o de aprendizagem e processo.Este último, é o que nós, estudantes de artes estamos elaborando em formato de blog.
Essa metodologia requer que tenhamos um espírito investigativo, reflexivo e questionador.Para a elaboração de um portfólio considero importante, a disponibilidade de tempo para leitura e construção da escrita para expressar as idéias e aprendizagens que norteiam este método avaliativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário