quarta-feira, 11 de novembro de 2009




Colegas !

A supervisora de umas das escolas que leciono, nos indicou este filme para que olhassemos, para posteriormente discutirmos numa reunião pedagógica o tema abordado no filme.

Posso afirmar que foi um dos filmes sobre educação mais marcante e emocionante que já assisti.Chorei ,me indiguinei, me encantei e ri várias vezes durante o filme, pois ele nos faz refletir sobre o olhar diferenciado que devemos ter com os nossos educandos.

Além disso o filme também nos mostra o valor da arte, do amor,da sensibilidade, da imaginação e da criatividade e de como a arte educação são importantes instrumentos de estímulos ao desenvolvimento do ser humano.

Vale apena assistir , pois ele aborda um assunto que faz parte do nosso cotidiano escolar.

Sinopse do filme:Taare Zameen Par - filme da produção de Bollywood - conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan.

Um comentário:

  1. Olá Simoni, tudo bom?

    Fiquei muito feliz de saber que esse filme está se espalhando cada vez mais e mais pelo Brasil! É sempre uma conquista a mais!

    Aproveitando a deixa, gostaria de pedir o apoio para assinarem o abaixo-assinado pela vinda oficial desse filme ao Brasil. Infelizmente a cópia que está se disseminando é uma versão extra-oficial que fizemos, pois nenhuma distribuidora se interessou.

    Por favor, entre no blog Cinema Indiano (www.cinemaindiano.blogspot.com) e assine a petição. Aliás, essa sinopse é originalmente deste blog :)

    Muito obrigado!

    Ibirá

    ResponderExcluir