Ao planejar suas aulas de artes, o professor busca novos recursos e técnicas para tornar suas aulas e atividades criativas e dinâmicas, junto aos alunos. Os elementos prescritos nos PCNs, o auxiliam, porque através deles, o professor pode explorar a aprendizagem do aluno e seu conhecimento sobre arte.
A ÁREA DE ARTES VISUAIS NOS PCNs
O mundo atual caracteriza-se entre outros aspectos pelo contato com imagens, cores
e luzes em quantidades inigualáveis na história. A criação e a exposição às múltiplas
manifestações visuais gera a necessidade de uma educação para saber ver e perceber,distinguindo sentimentos, sensações, idéias e qualidades contidas nas formas e nos ambientes. Por isso é importante que essas reflexões estejam incorporadas na escola, nas aulas de Arte e, principalmente, nas de Artes Visuais. A aprendizagem de Artes Visuais que parte desses princípios pode favorecer compreensões mais amplas sobre conceitos acerca do mundo e de posicionamentos críticos.
A educação de artes visuais requer entendimento sobre os conteúdos, materiais e
técnicas com os quais se esteja trabalhando, assim como a compreensão destes em diversos momentos da história da arte, inclusive a arte contemporânea. Para tanto, a escola,especialmente nos cursos de Arte, deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experiências de aprender e criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade,conhecimento e produção artística pessoal e grupal.
O desenvolvimento do aluno nas linguagens visuais requer, então, aprendizagem de
técnicas, procedimentos, informações sobre história da arte, artistas e sobre as relações culturais e sociais envolvidas na experiência de fazer e apreciar arte. Sobre tais aprendizagens o jovem construirá suas próprias representações ou idéias, que transformará ao longo do desenvolvimento, à medida que avança no processo educacional.Entende-se o estudante na escola como um produtor de cultura em formação.
A escola deve incorporar o universo jovem, trabalhando seus valores estéticos,
escolhas artísticas e padrões visuais. Não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula. A escola também deve ter propostas de orientação para jovens que ampliem seu repertório estético e os ajudem a posicionar-se criticamente sobre questões da vida artística e social do cidadão. Assim, as aulas de artes visuais devem ajudar o jovem a aprender e ter experiências sobre:
• sua integração e responsabilidade social como cidadão
participativo no âmbito da produção e da conduta ética (respeito
mútuo, solidariedade, diálogo, justiça) em artes visuais;
• sua inserção no universo da arte, valorizando e respeitando a
produção de artistas homens e mulheres, jovens e idosos das
diversas culturas;
• sua auto-imagem a ser continuamente reinterpretada e
reconstruída com base em conquistas pessoais e no confronto
crítico com imagens veiculadas pelas diversas mídias;
• o olhar crítico que se deve ter em relação à produção visual e
audiovisual, informatizada ou não, selecionando as influências e escolhendo os padrões que atendem às suas necessidades
para melhoria das condições de vida e inserção social;
• o cuidado no uso de materiais e técnicas de artes visuais,
preservando sua saúde, valorizando o meio ambiente e o espaço
de convívio direto com as outras pessoas;
• as questões da vida profissional futura, conscientizando-se sobre
os problemas éticos envolvidos nos modos de produção e
consumo das artes visuais, analisando essas relações do ponto
de vista do valor econômico e social da produção artístico cultural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário