Conteúdo:
Cubismo e a arte moderna – Pablo Picasso
Contar aos alunos sobre a arte no século 20 e o nascimento do cubismo.
Apresentar a turma obras de Pablo Picasso.
Propor aos alunos atividades para que eles possam:
· conhecer, compreender e analisar a produção artística; estabelecer relações entre a produção artística e o contexto em que foi criada;
· utilizar as linguagens como meios de expressão;
· desenvolver a percepção e o potencial criativo em projetos coletivos.
Propor que a turma monte uma composição simples no meio da sala utilizando seus próprios objetos ( mochilas, cadernos, lápis , régua, ) etc.
Pedir que os alunos sentem-se ao redor do conjunto, observem a composição que criaram e com uma caneta de retroprojetor, desenhem o que vêem em folhas de transparência ou em envelopes plásticos.Oriente os alunos para que eles se preocupem apenas com os contornos das formas dos objetos .
Conte à classe que eles vão criar uma pintura cubista coletiva. Explique que pode ser feito um único trabalho ou vários, separando os alunos em pequenos grupos. Veja o que a turma prefere e comece a composição.
Monte na parede um painel com folhas de papel craft ou cartolina. Oriente os alunos para que, utilizando o retroprojetor, ampliem as imagens das transparências projetando-as sobre este painel, que estará fixo na parede. Misture os desenhos de pessoas que estavam sentadas em locais diferentes, sobrepondo as transparências, unindo diferentes vistas da composição em um único trabalho, lembrando que a proposta dos cubistas era a de mostrar simultaneamente várias faces de um mesmo objeto.
Peça que os alunos interfiram nos espaços surgidos entre as linhas, utilizando tintas, grafites coloridos ou giz de cera.
Ao término do trabalho reúna a turma, peça para que comentem a experiência. Retome algumas das imagens de obras do Picasso e procurem juntos estabelecer as convergências entre a proposta realizada e a do artista.
Apresentar a turma obras de Pablo Picasso.
Propor aos alunos atividades para que eles possam:
· conhecer, compreender e analisar a produção artística; estabelecer relações entre a produção artística e o contexto em que foi criada;
· utilizar as linguagens como meios de expressão;
· desenvolver a percepção e o potencial criativo em projetos coletivos.
Propor que a turma monte uma composição simples no meio da sala utilizando seus próprios objetos ( mochilas, cadernos, lápis , régua, ) etc.
Pedir que os alunos sentem-se ao redor do conjunto, observem a composição que criaram e com uma caneta de retroprojetor, desenhem o que vêem em folhas de transparência ou em envelopes plásticos.Oriente os alunos para que eles se preocupem apenas com os contornos das formas dos objetos .
Conte à classe que eles vão criar uma pintura cubista coletiva. Explique que pode ser feito um único trabalho ou vários, separando os alunos em pequenos grupos. Veja o que a turma prefere e comece a composição.
Monte na parede um painel com folhas de papel craft ou cartolina. Oriente os alunos para que, utilizando o retroprojetor, ampliem as imagens das transparências projetando-as sobre este painel, que estará fixo na parede. Misture os desenhos de pessoas que estavam sentadas em locais diferentes, sobrepondo as transparências, unindo diferentes vistas da composição em um único trabalho, lembrando que a proposta dos cubistas era a de mostrar simultaneamente várias faces de um mesmo objeto.
Peça que os alunos interfiram nos espaços surgidos entre as linhas, utilizando tintas, grafites coloridos ou giz de cera.
Ao término do trabalho reúna a turma, peça para que comentem a experiência. Retome algumas das imagens de obras do Picasso e procurem juntos estabelecer as convergências entre a proposta realizada e a do artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário