quinta-feira, 28 de julho de 2011

PLANO DE AULA COM RELATO

Plano de aula

Tema: Natureza
Artista: John Constable
Ano: 3º ano
Professora: Simoni Cristina Roessler
Período: duas aulas de 50 minutos

Introdução:
Observando o interesse dos alunos em trabalhar com tinta e levando em consideração a conscientização dos mesmos pelo o meio ambiente, resolvi escolher o artista John Constable para trabalhar o tema natureza.

Objetivos:
Conhecer a vida e obra de John Constable.
Relacionar a obra do artista com a natureza.
Conhecer e aplicar técnica artística de pintura.
Observar o meio ambiente.
Produzir uma pintura com base em uma obra de John Constable.

Recursos:
Algodão, tinta tempera, pincel, folha de desenho, EVAM, fotocópias.

1ª aula
Dinâmica:
A professora irá dividir a turma em duas equipes, cada equipe receberá um mesmo quebra -cabeça de uma obra do artista Jonh Constable, após o sinal da professora todos devem começar a montar, vence a equipe que montar primeiro corretamente o quebra -cabeça.

Depois de montado os quebra – cabeças a professora irá fazer uma leitura com os alunos da obra do artista:
Agora vamos observar a obra que tinha na dinâmica:





Constable - paisagem

O que vocês vêem nesta imagem?
Quais são os elementos da natureza que fazem parte desta imagem?
Quais são as cores utilizadas?
Quais as cores que chamam mais atenção na obra?
Este céu é real?
O que mais lhe chamou atenção nesta pintura?
Qual é o assunto desta imagem?
Esta é uma boa pintura?Por quê?
Depois desta dinâmica a professora irá fazer um breve relato sobre o artista e suas obras:
Agora vamos falar do artista Jonh Constable...
John Constable nasceu no dia 11 de junho de 1776,, Inglaterra e faleceu no dia 31 de março de 1837, Londres.
Constable, que fez da natureza seu tema principal. O céu, principalmente, o encantou devido às mudanças de luminosidade na natureza as quais governam tudo.Marcou fortemente esta sua obsessão com estudos das nuvens e da abóbada celeste, também experimentou diferentes técnicas com folhas molhadas e sereno, capturando novos efeitos, para retratá-los em seus trabalhos.Curiosidades:
Constable tinha grande afinidade com a poesia e ocasionalmente exibiu seus escritos.
Constable ganhou reconhecimento da sua obra lentamente, primeiro na França e depois na Inglaterra.
Foi um inspirador fundamental para os pintores do Romantismo e pintores de paisagem de forma geral.
Foi um dos artistas pioneiros na percepção e estudo da mudança dos efeitos da luz e condições atmosféricas na arte.

Suas obras mais conhecidas foram:
A Carroça do Feno
Stonehenge
Castelo de Hadleigh
A Catedral de Salisbúria Vista do Jardim do Bispado
Estudo das Nuvens em Hampstead
A Fazenda de Milho
O Campo de Milho
Este é um autorretrato dele:




2ª aula:
1º momento:
Aula no EVAM: Pesquisar no Google imagens, algumas obras do artista John Constanble, fazer comparações com as obras pesquisadas com a que foi apresentada em aula. O que mais se destaca nas pinturas.

2º momento
Vamos pintar?
Todos os alunos devem ir para o pátio da escola e observar como esta o céu, em seguida devem pintar em uma folha de desenho um céu utilizando tinta azul e antes que seque a tinta devem passar o algodão umedecido para marcar as nuvens, a professora deve aproveitar este momento para dizer aos alunos que na maioria das obras pintadas por John Constable ele enfatiza muito o céu e é por este motivo que os alunos devem usar a criatividade para pintarem o céu de sua obra. Os alunos também podem pintar os elementos que estavam presentes no céu durante a atividade. Após todos os alunos pintarem o céu, devem criar uma paisagem.




Relato:
Quando foi aplicada este plano de aula pude perceber a satisfação dos alunos em realizar a atividade de observação e posteriormente a pintura, eles compararam as suas produções com as obras do pintor John Constable e demonstraram interesse em pesquisar outros artistas que também pintam a natureza e de utilizar outras técnicas de pintura usando tinta tempera.


Bibliografia:
pt.wikipedia.org/wiki/John_Constable
curriculum.walsallgfl.org.uk
Google imagens






Nenhum comentário:

Postar um comentário