O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE
PROPOSTA TRIANGULAR
Ana Mae Barboza na sua proposta triangular, afirma que o aluno deve contextualizar, apreciar e fazer, para que tenha um aprendizado significativo nas áreas das artes. Sob esses tópicos recaem muitos conceitos e teorias à cerca do que é mais válido e masi necessário no ensino das artes.
CONHECER ARTE
•possibilita o entendimento de que arte se dá num contexto, tempo e espaço onde se situam as obras de arte.
•Ana Mae propõe que se trabalhe a contextualização nas aulas de artes em um contexto próximo e relacionado com o do aluno.
•possibilita o entendimento de que arte se dá num contexto, tempo e espaço onde se situam as obras de arte.
•Ana Mae propõe que se trabalhe a contextualização nas aulas de artes em um contexto próximo e relacionado com o do aluno.
APRECIAR ARTE
•desenvolve a habilidade de ver e descobrir as qualidades da obra de arte e do mundo visual que cerca o apreciador. A partir da apreciação educa-se o senso estético e o aluno pode julgar com objetividade a qualidade das imagens.
•desenvolve a habilidade de ver e descobrir as qualidades da obra de arte e do mundo visual que cerca o apreciador. A partir da apreciação educa-se o senso estético e o aluno pode julgar com objetividade a qualidade das imagens.
FAZER ARTE
•desenvolve a criação de imagens expressivas, os alunos conscientizam-se de suas capacidades de elaborar imagens, experimentando os recursos da linguagem, as técnicas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar a sua expressão criadora.
•desenvolve a criação de imagens expressivas, os alunos conscientizam-se de suas capacidades de elaborar imagens, experimentando os recursos da linguagem, as técnicas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar a sua expressão criadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário