quinta-feira, 28 de julho de 2011






O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE


PROPOSTA TRIANGULAR


Ana Mae Barboza na sua proposta triangular, afirma que o aluno deve contextualizar, apreciar e fazer, para que tenha um aprendizado significativo nas áreas das artes. Sob esses tópicos recaem muitos conceitos e teorias à cerca do que é mais válido e masi necessário no ensino das artes.






CONHECER ARTE
•possibilita o entendimento de que arte se dá num contexto, tempo e espaço onde se situam as obras de arte.
•Ana Mae propõe que se trabalhe a contextualização nas aulas de artes em um contexto próximo e relacionado com o do aluno.




APRECIAR ARTE
•desenvolve a habilidade de ver e descobrir as qualidades da obra de arte e do mundo visual que cerca o apreciador. A partir da apreciação educa-se o senso estético e o aluno pode julgar com objetividade a qualidade das imagens.




FAZER ARTE
•desenvolve a criação de imagens expressivas, os alunos conscientizam-se de suas capacidades de elaborar imagens, experimentando os recursos da linguagem, as técnicas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar a sua expressão criadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário