quinta-feira, 28 de julho de 2011

COMO SE APRENDE ARTES?


Uma leitura de imagem pode ser realizada com qualquer imagem, de qualquer meio, sempre de acordo com aquilo que está sendo trabalhado em sala de aula e com objetivos específicos.
A alfabetização visual é importante pois com ela educamos nosso modo de ver e observar o meio ao nosso redor, e com isso nos tornamos importantes seres atuantes e transformadores da nossa realidade. Ver significa conhecer, e observar é olhar. A imagem é uma mensagem visual composta por diversos símbolos, e codificar estes símbolos é de suma importância para a transformação do mundo ao seu redor e da sua própria visão.
“As artes plásticas também desenvolvem a discriminação visual, que é essencial ao processo de alfabetização. Para uma criança de seis anos as palavras lata e bola são muito semelhantes porque têm a mesma configuração gestáltica (...), isto é, uma letra alta, uma baixa, seguida de outra alta e uma mais baixa. Só uma visualidade ativada pode, nesta idade, diferenciar as duas palavras pelo seu aspecto visual e esta capacidade de diferenciação visual é básica para a apreensão do código verbal que também é visual.” (BARBOSA, 2009, p.28).
Quando não conhece outras formas de representação para suas idéias, o aluno não faz uso de todo seu potencial criativo na realização de suas atividades. Ele repete sempre as mesmas soluções e, quando desafiado a algo completamente novo, alega não saber desenhar. Assim, o professor acaba interferindo, sem muitos desafios, no trabalho daquele aluno, e fica com a sensação de ter cumprido com sua função.

Relato de experiência de aprendizagens em artes:


Pelo que me lembro, durante o meu ensino fundamental e ensino médio, não tive muitas experiências de ensino aprendizagem em que houve construção de conhecimento em artes visuais, geralmente eram aulas em que tínhamos que colorir desenhos prontos, fazer artesanato para o dia das mães e pais, guirlandas para o Natal e assim por diante, mas houve uma ocasião no ensino médio em que a professora de artes nos pediu para fazer uma releitura de alguma obra escolhida por nós, não me lembro mais qual artista escolhi, mas tínhamos que pesquisar sobre este artista para saber sobre sua trajetória, depois de escolhida a obra e feita a releitura tínhamos que fazer em cima deste desenho um envelhecimento, me lembro que usei nanquim e cera de vela, foi uma atividade bastante envolvente e levou várias etapas para ser concluída, gostei de realizar esta experiência no ensino das artes.










Nenhum comentário:

Postar um comentário